Cidadão detido em Quelimane por burlas sofisticadas nas ATMs


Um jovem de aproximadamente 35 anos foi detido na cidade de Quelimane, província da Zambézia, acusado de envolvimento em esquemas de burla nas caixas automáticas (ATMs). Segundo informações confirmadas pela Polícia da República de Moçambique (PRM), o indivíduo utilizava técnicas avançadas de informática para codificar os terminais e trocar cartões bancários das vítimas, conseguindo assim efectuar levantamentos indevidos de valores monetários.

Método de actuação: o código que bloqueava os cartões

De acordo com as autoridades e relatos das vítimas, o burlador manipulava os terminais bancários através da introdução de um código especial, que impedia a leitura de qualquer cartão, excepto o seu. O cidadão, que alega ter recebido formação em informática na África do Sul, aproximava-se das vítimas sob o pretexto de ajudar, trocava os cartões de forma discreta e posteriormente fazia levantamentos em outras ATMs da cidade.

Segundo uma das vítimas:

“Coloquei o cartão, mas o terminal recusava-se a ler. Ele aproximou-se dizendo que era um novo sistema e pediu-me para tentar novamente. Sem me aperceber, ele trocou o meu cartão por outro semelhante. Quando finalmente percebi, já tinha levantado o dinheiro e fugido numa bicicleta.”

Confissão e modus operandi do acusado

O detido confessou à polícia que praticava esta actividade há algum tempo, tendo aprendido as técnicas com um cidadão cubano na África do Sul. Declarou ainda que utilizava cartões encontrados em carteiras perdidas ou roubadas e que conseguia obter segundas vias, com as quais fazia as transacções. Durante a sua detenção, foram apreendidos oito cartões de diferentes instituições bancárias, nomeadamente ABSA, BCI e Millennium BIM.

Nas suas próprias palavras:

“Codifico a máquina para que não aceite outro cartão senão o meu. Já consegui levantar 5.200 meticais da primeira vez e 10.000 meticais depois.”

Actuação rápida das autoridades e colaboração das vítimas

O cidadão foi neutralizado graças à acção conjunta de vítimas e cidadãos atentos, que o seguiram após desconfiarem do seu comportamento suspeito. Foi interceptado junto a uma agência bancária na marginal de Quelimane, após levantar dinheiro com um dos cartões trocados.

Segundo Belarmina Henriques, porta-voz do Comando Provincial da PRM na Zambézia:

“O cartão tende a ser rejeitado e o indivíduo oferece ajuda, momento em que faz a troca. Este é o terceiro caso reportado este ano na província. Continuaremos a reforçar o policiamento de proximidade nas zonas críticas.”

Recomendações da PRM:

A Polícia apela a todos os cidadãos a:

  • Nunca aceitarem ajuda de estranhos nas ATMs;

  • Dirigirem-se sempre aos balcões dos bancos em caso de anomalia;

  • Não partilharem o PIN com ninguém;

  • Verificarem sempre o nome e número no cartão após qualquer transacção.

 O caso evidencia a crescente sofisticação das técnicas de burla electrónica em Moçambique, destacando a importância da vigilância individual e da resposta coordenada entre autoridades e cidadãos. Com três casos registados este ano na Zambézia, urge redobrar a atenção nas zonas urbanas e reforçar a literacia financeira e digital da população.


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