Maputo, 6 de Junho de 2025 – A Direcção Executiva do CFM-Sul (Portos e Caminhos de Ferro de Moçambique – Sul) informou, através do Aviso ao Público Nº 004/DE-Sul/2025, que haverá interrupções programadas na circulação de comboios nas linhas de Ressano Garcia, Goba e ramal da Matola, entre os dias 17 e 25 de Junho de 2025. A medida visa garantir maior segurança e conforto aos passageiros e melhorar a operacionalidade dos serviços ferroviários no Corredor de Maputo.
⚠️ Interrupções programadas por linha:
1. Linha de Ressano Garcia
-
Comboios afectados: Apenas comboios de mercadorias
-
Período: De 17 a 25 de Junho de 2025
-
Nota: A circulação de comboios de passageiros nesta linha não será afectada.
2. Linha de Goba
-
Comboios afectados: Todos os comboios de passageiros e mercadorias
-
Período: De 17 a 25 de Junho de 2025
-
Impacto: Suspensão total do tráfego ferroviário entre Goba e Boane.
3. Ramal do Entrepôsto da Matola (Machava/Cais de Minério)
-
Comboios afectados: Todos os comboios que operam neste ramal, incluindo os provenientes da linha do Limpopo, com destino ao Entrepôsto da Matola.
-
Impacto: Suspensão na circulação de comboios de combustíveis, cereais e outras mercadorias pesadas durante o mesmo período.
✅ Linha do Limpopo não será afectada
A Direcção Executiva do CFM-Sul esclarece que a Linha do Limpopo, com origem e destino em Maputo, não será abrangida pelas interrupções, incluindo os serviços de passageiros.
🛠️ Manutenção com foco em segurança
Estas paralisações estão inseridas no plano de manutenções programadas conjuntas entre as administrações ferroviárias que integram o Corredor de Maputo (CFM, TFR – África do Sul, ESR – Reino de Eswatini), e visam reforçar a segurança operacional, eficiência logística e fiabilidade das infraestruturas ferroviárias.
📢 Apelo ao público e passageiros
A Direcção Executiva do CFM-Sul apela à compreensão de todos os passageiros, clientes e público em geral pelos transtornos temporários que possam ocorrer durante o período de interrupção.
O aviso foi assinado pelo Director do CFM-Sul, Emídio Bata, em Maputo, a 3 de Junho de 2025.

0 Comentários