Finlândia doa 36,6 milhões de meticais para refeições escolares


O Governo da Finlândia doou 500 mil euros, o que corresponde a 36,6 milhões de meticais. Esse valor vai ajudar o Programa Mundial para a Alimentação (PMA) a oferecer refeições quentes a 56 mil crianças em Nampula.

As refeições serão servidas durante três meses, em várias escolas primárias da província. Esta doação reforça o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PRONAE).

Um apoio no momento certo

Moçambique passa por uma grave crise de fome. Cerca de 5 milhões de pessoas precisam de ajuda alimentar. Quase 40% das crianças com menos de cinco anos têm atraso no crescimento por falta de comida suficiente.

Por isso, a ajuda da Finlândia chega numa hora crítica. A região norte do país enfrenta pobreza, mudanças climáticas e conflitos armados.

"As refeições escolares são mais do que comida. São um investimento no futuro das crianças", disse Satu Lassila, embaixadora da Finlândia.

Comer bem ajuda a aprender

Crianças alimentadas têm mais energia para aprender. Também faltam menos às aulas e têm mais sucesso na escola. A alimentação escolar reduz o abandono escolar e melhora a vida das famílias pobres.

“Com esta ajuda, milhares de crianças vão ter energia para aprender e crescer”, afirmou Antonella D’Aprile, representante do PMA.

A Finlândia apoia há muito tempo

A Finlândia tem ajudado Moçambique, especialmente na área da educação. Também é líder mundial na defesa da alimentação escolar.

Esta doação mostra que a solidariedade internacional é importante. Mas especialistas dizem que o Governo moçambicano também deve investir mais. Assim, o programa poderá continuar mesmo sem ajuda externa.

Postar um comentário

0 Comentários