Funcionária Judicial Apanhada em Flagrante por Suspeita de Corrupção em Murrupula


 Nampula (Moçambique), 18 de Junho (AIM) – Uma funcionária do Tribunal Judicial do distrito de Murrupula foi detida em flagrante na última sexta-feira, após ter sido surpreendida a receber dinheiro alegadamente em troca de favorecimento num processo judicial.

A acção foi conduzida pelo Gabinete Provincial de Combate à Corrupção (GPCC) de Nampula, na sequência de uma denúncia formal apresentada por um cidadão estrangeiro.

Segundo o comunicado oficial divulgado à imprensa esta segunda-feira, a detenção teve lugar numa paragem de autocarros na vila de Murrupula. No local, os investigadores do GPCC flagraram a funcionária a receber 33.500 meticais — parte do montante supostamente exigido como “pagamento” para manipular um processo em que o denunciante figura como parte interessada.

De acordo com os factos, a funcionária terá solicitado inicialmente 50 mil meticais ao estrangeiro em troca de um alegado benefício num processo em curso no tribunal. Ao desconfiar da situação, o cidadão procurou apoio do GPCC, o que culminou na operação que resultou na detenção.

No momento da abordagem, a funcionária — cuja identidade não foi revelada — mantinha contacto telefónico constante com o denunciante e chegou a entregar-lhe as chaves do seu gabinete, acompanhadas de orientações para aceder ao processo.

Além do dinheiro, foram apreendidos as chaves do gabinete e o telemóvel usado na comunicação.

A funcionária foi de imediato apresentada ao primeiro interrogatório, já na qualidade de arguida detida.

O GPCC afirma que, perante o flagrante e os fortes indícios, a suspeita foi detida com base no crime de corrupção passiva para ato ilícito, nos termos do artigo 425 do Código Penal.

Postar um comentário

0 Comentários